Ata da 19ª Ses são De li be ra ti va Ordi nária,
em 18 de mar ço de 2003
1ª Ses são Le gislativa Ordi ná ria da 52ª Le gislatura
Presidência dos Srs.: José Sar ney, Edu ardo Si que i ra Cam pos,
Ney Su assuna e Mo za ril do Ca valcanti
ÀS 14 HORAS E 30 MINUTOS,
ACHAM-SE PRESENTES OS SRS.
SENADORES:
Aelton Fre i tas – Alber to Sil va – Alme i da Lima –
Alo i zio Mer ca dan te – Alva ro Dias – Ana Jú lia Ca repa
– Ante ro Paes de Bar ros – Anto nio Car los Ma ga lhães
– Antô nio Car los Va la da res – Arthur Vir gílio – Au gus -
to Bo telho – Cé sar Bor ges – Del cidio Ama ral – De -
mostenes Torres – Du ci o mar Cos ta – Edi son Lo bão –
Eduardo Aze redo – Edu ardo Si queira Cam pos – Edu -
ardo Su plicy – Efra im Mo rais – Eu rípedes Ca margo –
Fátima Cle ide – Fer nan do Be zerra – Flá vio Arns –
Garibaldi Alves Fi lho – Ge ral do Mes quita Jú nior –
Gerson Ca ma ta – Gil ber to Mes trinho – Hé lio Cos ta –
Heloísa He lena – He ráclito For tes – Ide li Sal vat ti – Iris
de Ara ujo – Jef ferson Pe res – João Alber to Sou za –
João Ba tis ta Mot ta – João Ca pi be ri be – João Ri be i ro
– Jo nas Pi nhe i ro – Jor ge Bor nha u sen – José Agri pi no
– José Jor ge – José Ma ranhão – José Sar ney – Ju -
vêncio da Fon se ca – Le omar Qu intanilha – Le o nel
Pavan – Lú cia Vâ nia – Luiz Ota vio – Mag no Mal ta –
Mão San ta – Mar celo Cri vella – Mar co Ma ci el – Mo za -
rildo Ca valcanti – Ney Su as su na – Osmar Dias – Pa -
pa léo Paes – Pa trícia Sa boya Go mes – Pa u lo Octá vio
– Pe dro Si mon – Ra mez Te bet – Re gi nal do Du ar te –
Re nan Ca lhe i ros – Re nil do San tana – Ro ber to Sa tur -
nino – Ro dolpho Tou ri nho – Ro mero Jucá – Ro meu
Tuma – Sér gio Ca bral – Sér gio Gu erra – Sér gio Zam -
biasi – Serys Slhes sarenko – Sibá Ma cha do – Tas so
Jereissati – Teotônio Vi le la Fi lho – Tião Vi a na – Val dir
Ra upp – Val mir Ama ral.
O SR. PRESIDENTE (Edu ar do Si queira Cam -
pos) – A lis ta de pre sen ça acu sa o com parecimento
de 78 Srs. Se nadores. Ha vendo nú me ro re gimental,
declaro aber ta a ses são.
Sob a pro teção de Deus, ini ci a mos nos sos tra -
balhos.
O SR. PRESIDENTE (Ro meu Tuma) – So bre a
mesa, pro je to que será lido pelo Sr. 1º Se cretário, Se -
nador Ro meu Tuma.
É lido o se guin te:
PROJETO DE LEI DO SENADO
Nº 68, DE 2003
(COMPLEMENTAR)
Regulamenta o § 4º do art. 40 da
Constituição, dis pon do so bre a con ces -
são de apo sen ta do ria a ser vidores pú bli -
cos, nos ca sos de ati vidades exer cidas
exclusivamente sob con di ções es peciais
que pre judiquem a sa úde ou a in te gri da -
de fí sica.
O Con gresso Na cional de cre ta:
Art. 1º Esta lei com ple men tar re gu la men ta o §
4º do art. 40 da Cons ti tu i ção, dis pon do so bre a
apo sen ta do ria es pe ci al dos ser vi do res ti tu la res de
car gos efe ti vos da União, dos Esta dos, do Dis tri to
Fe de ral e dos Mu ni cí pi os, in clu í das suas au tar qui -
as e fun da ções, a ser con ce di da nos ca sos de ati -
vi da des exer ci das ex clu si va men te sob con di ções
es pe ci a is que pre ju di quem a sa ú de ou a in te gri da -
de fí si ca.
Art. 2º A apo sen ta do ria es pe ci al será de vi da,
uma vez cum pri do o tem po mí nimo de 10 (dez) anos
de efe tivo exer cí cio no ser vi ço pú bli co e 5 (cin co)
anos no car go efe tivo em que se dará a apo sen ta do -
ria, in dependentemente de ida de, ao ser vi dor que ti -
ver tra balhado su jeito a con di ções es pe ci a is que pre -
judiquem a sa ú de ou a in tegridade fí sica, du rante 15
(quinze), 20 (vin te) ou 25 (vin te e cin co) anos, con for -
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me o agen te no ci vo re lacionado no Ane xo I des ta lei
complementar.
Pa rá gra fo úni co. Os pro ven tos de apo sen ta -
do ria es pe ci al se rão cal cu la dos na for ma do es ta -
be le ci do pe los §§ 2º e 3º do art. 40 da Cons ti tu i ção.
Art. 3º A apo sen ta do ria es pe ci al so men te será
con ce di da na hi pó te se de o ser vi dor ter exer ci do,
du ran te os 15 (quin ze), 20 (vin te) ou 25 (vin te e cin -
co) anos men ci o na dos no art. 2º, tra ba lho per ma -
nen te e ha bi tu al, não oca si o nal nem in ter mi ten te,
su je i to a con di ções es pe ci a is que pre ju di quem a
sa ú de ou a in te gri da de fí si ca, as sim en ten di das as
que o ex po nham aos agen tes no ci vos quí mi cos, fí -
si cos, bi o ló gi cos ou as so ci a ção de agen tes pre ju di -
ci a is à sa ú de ou à in te gri da de fí si ca, re la ci o na dos
no Ane xo I.
§ 1º Con si de ra-se tem po de tra balho, para efe i to
de apo sen ta do ria es pecial, os pe río dos cor res pon -
dentes às fé rias e às li cen ças mé di cas de cor ren tes
do exer cí cio des sas ati vidades.
§ 2º A com provação da efe ti va ex po si ção do se -
gurado aos agen tes no civos será fe i ta pelo ór gão ou
entidade onde o ser vi dor ti ver exer ci do a ati vidade,
com base em la u do téc nico de con dições am bi en ta is
do tra balho ex pedido por mé di co do tra ba lho ou en ge -
nhe i ro de se gurança do tra balho.
§ 3º Na hi pó te se de aver ba ção de tem po para
fins de apo sen ta do ria, cabe ao ser vi dor apre sen -
tar ao ór gão ou en ti da de con ce den te da apo sen ta -
do ria es pe ci al os la u dos, men ci o na dos no pa rá -
gra fo an te ri or, for ne ci dos por ou tros ór gãos ou en -
ti da des pú bli cos, bem como cer ti dão for ne ci da
pelo ges tor do re gi me ge ral de pre vi dên cia so ci al,
re fe ren te a tem po de tra ba lho su je i to a con di ções
es pe ci a is que pre ju di quem a sa ú de ou a in te gri da -
de fí si ca.
Art. 4º O tem po de tra ba lho exer ci do sob con -
di ções es pe ci a is con si de ra das pre ju di ci a is à sa ú de
ou à in te gri da de fí si ca, in clu si ve no âm bi to do re gi -
me ge ral de pre vi dên cia so ci al, será so ma do ao
tem po de tra ba lho exer ci do em ati vi da de co mum,
para fins de con ces são de apo sen ta do ria por in va li -
dez, por ida de ou por tem po de con tri bu i ção, após a
res pec ti va con ver são e ob ser va do o tem po mí ni mo
a con ver ter exi gi do, con for me o es ta be le ci do no
Ane xo II.
Pa rá gra fo úni co. Para o ser vi dor que hou ver
exer ci do, in clu si ve no âm bi to do Re gi me Ge ral de
Pre vi dên cia So ci al, su ces si va men te duas ou mais
ati vi da des su je i tas a con di ções es pe ci a is pre ju di -
ci a is à sa ú de ou à in te gri da de fí si ca, sem com ple -
tar em qual quer de las o pra zo mí ni mo exi gi do para
a apo sen ta do ria es pe ci al, os res pec ti vos pe río dos
se rão so ma dos após con ver são, con for me o Ane -
xo III.
Art. 5º Esta Lei Com ple men tar en tra em vi gor na
data de sua pu blicação.
Justificação
Desde a pro mulgação da Cons ti tu i ção de 1988,
os ser vi do res pú blicos que exer cem as suas ati vi da -
des em con dições que pre judicam a sa úde vêm sen -
do im pe di dos de exer ceram o seu di re i to a apo sen ta -
do ri as es pe ci a is em ra zão da ine xistência de re gu la -
mentação da ma téria.
Trata-se de in jus ti ça fla grante que está a exi gir
correção há mu i to tem po, uma vez que os se gu ra dos
do Re gime Ge ral de Pre vi dên cia So ci al RGPS vêm
exercendo, nor malmente, esse di reito.
A si tu a ção tor nou-se ain da mais in jus ta des de
a pro mul ga ção da Pri me i ra Re for ma da Pre vi dên cia
– a Emen da Cons ti tu ci o nal nº 20, de 1998 –, que
tor nou rí gi das as nor mas para a apo sen ta do ria dos
ser vi do res pú bli cos. Res sal te-se, in clu si ve, que a
ci ta da emen da, bus can do apro xi mar as nor mas de
apo sen ta do ria do RGPS e aque las dos ser vi do res
pú bli cos, al te rou a re da ção do dis po si ti vo que tra ta -
va da ma té ria, de for ma a tor ná-lo ab so lu ta men te
si mi lar àque le que dis põe so bre o tema des ti na do
aos se gu ra dos do Insti tu to Na ci o nal do Se gu ro So -
ci al – INSS.
Por tan to, se por um lado, atu al men te a so ci e -
da de cla ma por uma re for ma pre vi den ciá ria do se -
tor pú bli co, pro cla man do mes mo a "uni fi ca ção dos
re gi mes" como cri té rio de iso no mia en tre to dos os
bra si le i ros, sem dú vi da al gu ma que os ser vi do res
pú bli cos, que me re cem res pe i to e pre ser va ção de
suas dig ni da des, de vem en tão, por seu tur no, tam -
bém se igua lar em di re i tos com os mi lhões de bra si -
le i ros do re gi me pri va do, afi nal de con tas, o novo
go ver no não bus ca no va men te di zer que os ser vi -
do res pú bli cos são os "bo des ex pi a tó ri os" da cri se
pre vi den ciá ria.
Março de 2003 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Quarta-feira 19 03839
Assim, com vis tas a su prir essa la cu na, apre -
sen ta mos a pre sen te pro po si ção, re gu la men tan do
o § 4º do art. 40 da Cons ti tu i ção e dis pon do so bre a
con ces são de apo sen ta do ria es pe ci al aos ser vi do -
res ti tu la res de car gos efe ti vos da União, dos Esta -
dos, do Dis tri to Fe de ral e dos Mu ni cí pi os, in clu í das
suas au tar qui as e fun da ções, nos ca sos de ati vi da -
des exer ci das ex clu si va men te sob con di ções es -
pe ci a is que pre ju di quem a sa ú de ou a in te gri da de
fí si ca.
Efe ti va men te, a pre sen te pro po si ção visa a
ado tar, para os ser vi do res pú bli cos, os mes mos cri -
té ri os vi gen tes para a apo sen ta do ria es pe ci al do
RGPS. Tra ta-se, pa re ce, do mí ni mo que deve ser
as se gu ra do aos ser vi do res pú bli cos que têm a sua
sa ú de de te ri o ra da no exer cí cio de ati vi da des in sa -
lu bres.
Vale ob ser var que, con tra ri a men te ao que se
po de ria ima gi nar, não se tra ta de ma té ria de ini ci a ti -
va pri va ti va do Pre si den te da Re pú bli ca. Tra ta-se,
aqui, de ana li sar se a lei com ple men tar pre vis ta no
art. 40, § 4º, da Lei Ma i or é da União, com abran -
gên cia na ci o nal, ou de cada ente fe de ra ti vo, em seu
res pec ti vo ní vel de Go ver no. Tal de fi ni ção, além da
abran gên cia da lei em tela, tem con se qüên cia so -
bre a ini ci a ti va do di plo ma le gal. Caso se tra te de
leis a se rem edi ta das pe los di ver sos en tes fe de ra ti -
vos, a lei com ple men tar fe de ral, ex vi do art. 61, § lº,
II, c, da Car ta Mag na, se ria de ini ci a ti va pri va ti va do
Se nhor Pre si den te da Re pú bli ca, uma vez que dis -
po rá so bre ser vi do res pú bli cos da União e Ter ri tó ri -
os. No caso de tra tar-se de lei edi ta da pela União,
de âm bi to na ci o nal, não há com pe tên cia pri va ti va.
Se o dis po si ti vo es ta be le ces se que os cri té -
ri os para apo sen ta do ria es pe ci al do ser vi dor fos -
sem de fi ni dos em lei, sem qua li fi cá-la, não ha ve -
ria dú vi da de que a ma té ria se ria re gu la da pela
União, pe los Esta dos, pelo Dis tri to Fe de ral e pe -
los Mu ni cí pi os, para as suas res pec ti vas Admi nis -
tra ções, já que es ta ri am dis pon do so bre di re i tos
dos seus ser vi do res pú bli cos. Nes te caso, in clu si -
ve, po de ria cons tar das leis que apro vas sem os
re gi mes ju rí di cos dos ser vi do res dos di ver sos en -
tes fe de ra ti vos.
No en tan to, o cons ti tu in te teve o cu i da do de
de ter mi nar que a re gu la men ta ção fos se ob je to de
lei com ple men tar. De acor do com o "Vo ca bu lá rio Ju -
rí di co" de De Plá ci do e Sil va, lei com ple men tar é
"aque la que com ple men ta o dis po si ti vo cons ti tu ci o -
nal".
Celso Ri be i ro Bas tos, em seu "Lei Com ple men -
tar; te o ria e co men tá rio", p. 52, ex plica que "as ma té ri -
as de leis com ple men ta res fe derais são de finidas na
Constituição da Re pública en quan to as Cons ti tu i ções
Estaduais se in cum bem de de fi nir as ma té ri as pró pri -
as de leis com ple men ta res es ta du a is".
Nes te sen tido, uma aná li se sis te má ti ca da Car ta
de 1988 nos in di ca que, em to dos os mo men tos em
que o cons tituinte fe deral re fe riu-se, ge ne ri ca men te, a
lei com ple men tar, pre ten deu ele, como não po de ria
deixar de ser, tra tar das leis que com plementavam a
Constituição Federal.
Con fi ram-se os arts. 7º, I, 14, § 9º, 18, §§ 2º e
3º, 21, IV, 22, pa rá gra fo úni co, 23, pa rá gra fo úni co,
43, § 1º, 45, § 1º, 49, II, 59, pa rá gra fo úni co, 79, pa -
rá gra fo úni co, 84, XXII, 93, 121, 131, 134, pa rá gra fo
úni co, 142, § 1º, 146, 148, 153, VII, 154, I, 155, X, a
e XII, 156, III, 161, 163, 165, § 9º, 166, § 6º, 169,
184, § 3º, e 192. Qu an do o cons ti tu in te fe de ral tra -
tou de leis com ple men ta res es ta du a is, ele foi ex -
pres so nes te sen ti do, nos arts. 18, § 4º, 25, § 3º, e
128, §§ 4ºe 5º.
Essa idéia fica, ain da, re forçada quan do se ima -
gina a ab soluta in conveniência de uma nor ma que re -
gulamente a ma téria em tela não ser na cionalmente
unificada, o que con du zi ria a sé ri as di ficuldades em
sua im plantação e po de ria le var a tra tamento não iso -
nômico, fe rin do um dos prin cípios fun damentais do
nosso Di re i to Cons titucional.
Assim, o art. 40, § 4º da Cons ti tu i ção da União
exi ge lei com plementar, edi ta da pela União Fe deral,
para a sua efi cácia. A esta lei com ple men tar não se
apli ca o dis pos to no art. 61, § 1º, II, c, por tra tar-se de
nor ma que re gulamenta a apo sen ta do ria es pe ci al de
to dos os ser vi do res pú blicos e não ape nas dos da
União e dos Ter ri tó ri os, o que per mi te a sua apre sen -
ta ção por par lamentar.
Do ex pos to, es ta mos cer to que a pre sen te
pro po si ção não con tém qual quer ví cio de in cons ti -
tu ci o na li da de for mal e, mais im por tan te, re pre sen ta
o fim de uma dis cri mi na ção in jus ti fi cá vel a que vêm
sen do sub me ti dos os ser vi do res pú bli cos bra si le i -
ros.
Sala das Ses sões, 18 de mar ço de 2003, –
Antonio Car los Va ladares, PSB/SE.
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LEGISLAÇÃO CITADA
Art. 40. Cons ti tu i ção Fe deral – Aos ser vidores ti -
tulares de car gos efe ti vos da União, dos Esta dos, do
Distrito Fe deral e dos Mu ni cí pi os, in clu í das suas au -
tarquias e fun dações, é as segurado re gime de pre vi -
dên cia de ca ráter con tributivo, ob ser va dos cri té ri os
que pre ser vem o equi lí brio fi nan ce i ro e au tu a ri al e o
disposto nes te ar tigo.
§ 1º Os ser vi do res abran gidos pelo re gime de
previdência de que tra ta este ar tigo se rão apo senta -
dos, cal culados os seus pro ventos a par tir dos va lo res
fixados na for ma do § 3:
I – por in validez per manente, sen do os pro ven -
tos pro porcionais ao tem po de con tribuição, ex ceto se
decorrente de aci dente em ser vi ço, mo léstia pro fis si -
onal ou do ença gra ve, con tagiosa ou in cu rá vel, es pe -
cificada em lei;
II – com pul so ri a men te, aos se tenta anos de ida -
de, com pro ventos pro por ci o na is ao tem po de con tri -
buição;
III – vo luntariamente, des de que cum pri do tem -
po mí nimo de dez anos de efe ti vo exer cício no ser vi ço
público e cin co anos no car go efe tivo em que se dará
a apo sen ta do ria, ob ser va das as se guintes con di -
ções:
a) ses sen ta anos de ida de e trin ta e cin co de
contribuição, se ho mem, e cin qüen ta e cin co anos de
ida de e trin ta de con tribuição, se mu lher;
b) ses sen ta e cin co anos de ida de, se ho mem, e
sessenta anos de ida de, se mu iher, com pro ven tos
proporcionais ao tem po de con tribuição.
§ 2º Os pro ventos de apo sen ta do ria e as pen -
sões, por oca sião de sua con cessão, não po de rão ex -
ceder a re muneração do res pectivo ser vidor, no car go
efetivo em que se deu a apo sen ta do ria ou que ser viu
de re ferência para a con ces são da pen são.
§ 3º Os pro ventos da apo sentadoria, por oca -
sião da sua con cessão, se rão cal cu la dos com base
na re muneração do ser vidor no car go efe ti vo em que
se der a apo sen ta do ria e, na for ma da lei, cor res pon -
derão à to ta li da de da re muneração.
§ 4º É ve da da a ado ção de re qui si tos e cri té ri os
diferenciados para a con ces são de apo sen ta do ria
aos abran gidos pelo re gime de que tra ta este ar tigo,
Março de 2003 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Quarta-feira 19 03847
ressalvados os ca sos de ati vidades exer cidas ex clusi -
vamente sob con dições es pe ci a is que pre judiquem a
saúde ou a in te gri da de fí si ca, de fi ni dos em lei com -
plementar.
Antonio Car los Va ladares.
....................................................................................
(Às Co mis sões de Cons tituição, Jus ti -
ça e Ci dadania e de Assun tos So ci a is.)
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Si queira Cam -
pos) – O pro jeto lido será pu blicado e re metido à Co -
missão com petente.
Sobre a mesa, re querimento que será lido pelo
Sr. 1º Se cretário, Se na dor Ro meu Tuma.
É lido o se guin te:
REQUERIMENTO Nº 112, DE 2003
Solicita in formações do Sr. Mi nistro
de Esta do da Fa zenda so bre in dí cio de
vazamento de in formação pri vilegiada de
um cam po gi gante de pe tró leo na ba cia
de Ser gipe fe i ta pela ANP.
Senhor Pre sidente,
Re que i ro a Vos sa Exce lên cia, com base no
art. 50, § 2º da Cons ti tu i ção Fe de ral e nos ter mos
dos arts. 215, I, a e 216 do Re gi men to Inter no do
Se na do Fe de ral, que se dig ne de ado tar as pro vi -
dên ci as ne ces sá ri as para so li ci tar, por in ter mé dio
do Mi nis tro de Esta do da Fa zen da, Sr. Antô nio Pa -
loc ci Fi lho, in for ma ções da Cqmis sào de Va lo res
Mo bi liá ri os (CVM) so bre as me di das ado ta das para
apu rar even tu al va za men to de in for ma ção, pela
Agên cia Na ci o nal de Pe tró leo (ANP), de um cam po
gi gan te de pe tró leo na cos ta li to râ nea do Esta do de
Ser gi pe com re ser vas es ti ma das de 1,9 bi lhão de
bar ris e com qua li da de de 46 gra us de API, nos se -
guin tes ter mos:
a) Que pro vi dên ci as es tão sen do ado -
ta das pela Co mis são de Va lo res Mo bi liá ri os
(CVM) a fim de apu rar o su pos to va za men to
de in formação, sua au toria e be neficiados,
decorrente da di vul ga ção pela ANP de um
poço gi gan te des co ber to pela Pe trobras no
Estado de Ser gi pe?
b) Qual a mé dia de vo lume de ne góci -
os com as ações da Pe trobras nos cin cos
dias an tes e cin co dias de pois da di vul ga ção
feita pela ANP (res ponder in di vi du a li zan do
por cada dia)? E ain da:
Qual a mé dia de vo lu me de ne gó ci os
com as ações da Pe trobras b.1) no mês de
janeiro/2003 e fe vereiro/2003; b.2) no mês
de ja neiro e fe vereiro/2002; b.3) a cada dia
do mês de mar ço/2003, até an tes da di vul -
gação do poço gi gante pela ANP (ex cep ci o -
nando os cin co dias an tes)?
c) Con siderando que al guns ve ículos
de co municação so cial in dicam que "a CVM
não con si de rou os vo lumes de ne gó ci os
com ações da Pe trobras ex pressivos para
realizar uma in vestigação so bre va zamento
de in formação", in daga-se: Qual o ín dice de
variação de vo lume ou pre ço con siderado
anormal para se abrir in vestigação? Qual o
cri té rio uti li za do para se con siderar de ter mi -
nada ne go ci a ção den tro do pa tamar nor -
mal?
Sala das Ses sões, 18 de mar ço de 2003. –
Se na dor Car los Va la da res, PSB/SE.
O SR. PRESIDENTE (Eduardo Si queira Cam -
pos) – O re que ri men to lido será des pa cha do à Mesa
para de ci são, nos ter mos do in ciso III, do art. 216 do
Regimento Inter no.
Sobre a mesa, re querimento que será lido pelo
Sr. 1º Se cretário, Se na dor Ro meu Tuma.
É lido o se guin te:
REQUERIMENTO Nº 113, DE 2003
Senhor Pre sidente,
Nos ter mos dos ar tigos 336, II, com binado com o
338, IV, do RISF, re queremos ur gência, para a PRS nº
6, DE 2003, ad vin do da Men sagem nº 54, de 2003 que
"encaminha ao Se nado Fe deral, nos ter mos do ar ti go
52, in ciso V, da Cons tituição Fe deral, so licitação para
que seja au torizada a con tratação de ope ração de cré -
dito externo no va lor equi valente a até
US$505,050.000.00 (qui nhentos e cin co mi lhões e cin -
qüenta mil dó lares dos Esta dos Uni dos da Amé ri ca),
de prin cipal, en tre a Re pública Fe derativa do Bra sil e o
Banco Inter nacional para Re construção e De senvolvi -
mento -BIRD, para o Pri meiro Emprés timo Pro gramáti -
co de Ajus te do Se tor Fi nanceiro – PSAL re lativo ao
Desenvolvimento Hu mano".
Sala das Co missões, 11 de mar ço de 2003.
03848 Qu arta-feira 19 DIÁRIO DO SENADO FEDERAL Março de 2003
Fonte: Diário Oficial da União e Senado Federal
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